quinta-feira, agosto 13, 2009

Elegância, uma questão de bom senso??



Uma produção requer uma grande dose de sensatez, isto traduzido significa que o conjunto de peças a ser escolhido em seu guarda roupa pode transformar-se em uma bela obra ou num grande fracasso.

Sem sustos !

Consultores de moda já fizeram a experiência de buscar dentro do guarda roupa de pessoas dos mais variados tipos e gostos, peças que nunca foram usadas em conjunto e para a surpresa dos proprietários destas roupas, eles podiam andar na moda tranqüilamente sem cometer abusos e ainda sem gastar em novas peças e acessórios.


Já sabemos que a moda é cíclica, vêm e vai com grande freqüência muitas vezes sofrendo poucas modificações. Porém a grande aliada de estarmos de bem com o guarda roupas nada mais é do que nossa própria imagem refletida no espelho.


Também já foi dito por muitos que somos o que vestimos, ou seja, características de nossa personalidade acabam surgindo e se delatando através das roupas que usamos.

Portanto, antes de sair para qualquer local e ocasião é totalmente indispensável checar se estamos de acordo com o objetivo e, muito importante, diria de importância total para o seu bem, estar em completa harmonia com o tipo físico.


Veja a seguir alguma dicas de quem entende :

- Para a baixinha : se for esbelta, pode usar tudo. Para as gordinhas, a saia tem que estar acima do joelho;
- Para a alta : é indicado o uso de pantalonas e camisas masculinas;
- Para a gordinha : roupas escuras, camisas e saias retas;
- Para a magra demais : o maiô é mais indicado que o biquíni;
- Para a negra : cores fortes, como os tons de azul;
- Para quem tem cabelos curtos : se tiver pescoço bonito, pode usar colares, gargantilhas e golas altas;
- Para quem tem cabelos compridos : o meio-coque com fios soltos e gola careca é perfeito;
- Para a loura : o preto fica muito bem. Tons dourados também;
- Para quem tem pouco busto : tudo, menos silicone! (ops!!! não concordo nãaaaoooo!!!!)
- Para quem tem busto grande : decotes altos, nunca! Os "Vs" e os "Us" ficam muito bem.
- Para a de quadril largo : se as pernas forem compridas e a cintura fina, calças e saias retas;


Importante :
- O que cai bem : blazer bem cortado, camisa branca, brincos de argola;

- Roupas e acessórios vulgares : lycra, mules ou qualquer coisa que faça tec-tec no chão;

- O que é fundamental ter no guarda-roupa : uma calça jeans, um par de tênis, uma camisa branca, uma boa bolsa, um pulôver de qualidade e um terninho preto.
(fonte: site minha vida)

Bom senso é um conceito usado na argumentação que é estritamente ligado às noções de Sabedoria e de Razoabilidade[1], e que define a capacidade média que uma pessoa possui, ou deveria possuir, de adequar regras e costumes à determinadas realidades, e assim poder fazer bons julgamentos e escolhas. Pode, assim, ser definido como a forma de "filosofar" espontânea do homem comum, também chamada de "filosofia de vida", que supõe certa capacidade de organização e independência de quem analisa a experiência de vida cotidiana.

O bom senso é por vezes confundido com a ideia de senso comum, sendo no entanto muita vezes o seu oposto. Ao passo que o senso comum pode refletir muitas vezes uma opinião por vezes errônea e preconceituosa sobre determinado objeto, o bom senso é ligado à ideia de sensatez, sendo uma capacidade intuitiva de distinguir a melhor conduta em situações específicas que, muitas vezes, são difíceis de serem analisadas mais longamente. Para Aristóteles, o bom senso é "elemento central da conduta ética uma capacidade virtuosa de achar o meio termo e distinguir a ação correta, o que é em termos mais simples, nada mais que bom senso."
(wikipédia)

Gostaria que vocês deixassem suas opniões sobre o tema.
Eu incluí a definição de bom senso à reportagem justamente porque concordo com algumas coisas e discordo de outras.
Mas vou deixar um espaço aberto a todas... então me digam em que biotipo se encontra e dentro dele me diga o que vc acha elegante e o que vc acha que não é elegante.

Exemplo: Sou morena, visto 42 e tenho 1,63 de altura. Fico bem de calça comprida com uma boca mais larga e batinha bem solta com manga e tbm com uma calça legging jeans e túnica, pra vestidos precisam ser marcando a minha cintura, quanto a cor não tenho preconceito com nenhuma, biquini precisa ser de modelagens que "emagrece" quadril, tudo na parte de baixo precisa ser sem volumes de bolso (tipo folie) tem que ser mais chapado pra que não me dê mais quadril. Comprimentos longos e abaixo do joelhos para saia e vestidos devido a coxas grossas, mais bermudas do que shorts(esses só pra praia). Acho que é isso!


Mas o que eu realmente acho mais importante é eu me sentir bonita sem violar meus conceitos, pq moda é conceito! Não posso colocar uma calça sarouel por exemplo, só pq tá na moda... uso se me sentir bem e me for favorável!! Estávamos falando essa semana sobre a baggy. Eu adorei a manifestação de todas pq vcs estão respeitando aquilo que vcs acreditam e não só pq tá na moda, né???

12 recadinhos:

NatiLopes disse...

adorei o post luçi!!! eu tb acho q bom senso é tudo... pq nao adianta ter dinheiro e não ter um bom senso... essas dicas são valiosas demaiss!!!!

AMEI!

Gabriela, sempre Gabriela disse...

Post muito muito muito bom... sensacional menina.

Bom senso e se sentir bem são os requisitos báicos e mais importantes par ase vestir.

Espero que tenha gostado da minha ousadia rsrsr

Bjitos e bom dia (pq, como dizem por aí, aqui tá 'punk')

Thalita Godoy disse...

Adorei o post!!! Antes de mais nada queria dizer que vc foi muito feliz na escolha da imagem, a imagem de cara chamou minha atenção e ai resolvi ler o post, admito sou preguiçosa, algo tem que me prender atenção, ainda mais um texto, pra eu chegar até o final rsrsrsrs, e achei a imagem tão bacana que comecei a ler e dai o texto tbm tava super interessante e resumindo, amei!!!
E concordo plenamente com tudo, até o exemplo que vc deu sobre a saruel, eu achava lindo nos outros mas um dia fui experimentar e me senti super mal, acabei nem comprando pois ficaria presa no guarda-roupas!!!
Bjus

Kerou disse...

Com certza ter bpm senso na hora de se vestir é o ideal né?

adorei o post =)
ahhh e fiquei super feliz com seus elogios nas bijoux!



beijinhus

Carolina - ModaEstilo disse...

Adorei o post e as dicas!!!
Dicas são sempre bem-vindas para mim que sou baixinha...rsrsrs

Luci eu não trabalho no senai e sim faço curso no senac! Com certeza ainda deve ter vaga sim. liga p/ lá que eles te informam. pode fazer a inscrição no senac.

Bjsss

Dri Monteiro disse...

Adorei ler o texto! Bacana, esclarecedor, e simples! :))) bjssss

Letícia disse...

Bom Senso é tudo mesmo flor!!!!...
bjs,

Anônimo disse...

oi Luci :D
adorei o post de hoje, sempre leio sobre isso pq fico super encucada, pois sou baixinha, daí sempre cuido na hora de escolher a roupa. Mas sempre bom receber e ler essas dicas!

beijão!

Alessandra disse...

Belo post..

Na hora de se vestir o que vale é o bom senso...


bjs

http://alessandra-consultoranatura.blogspot.com/

Dri Monteiro disse...

Poxa, obrigadinha pela visita e pelo elgio!
:)))
Vou te linkar lá no blog!!
:)))
bjssss
da DriM

Michelle Viana disse...

Adorei o post! Super dicas, muito úteis! Mas como sempre o que vale é o bom senso, né?! Ele é a chave de tudo nessa vida!
Bjokas

Cristiane Inokuma disse...

Olá Luci!
Concordo com tudo! Existem algumas "regras" na área da moda, mas o que pesa bastante é o nosso bom senso, e o que a gente sente.
Bjos!

Ps.: Obrigada! Eu estava saindo pra caminhar (hábito do povo aqui de casa), por isso escrevi meio rápido, talvez tenham saído alguns erros crassos de português, rs

^
Luci Marçal © 2013 | Layout por Kakau com Limão | Ilustrações Desi Feldmann