quinta-feira, julho 22, 2010

Como vai a sua pele?



Por que e como cuidar de algo tão importante para nós? A nossa pele é o órgão que nos protege, dá forma e aparência e ainda responde pelas nossas sensações de calor, frio, pressão dor e tato.

Quem é que não quer ficar com carinha de bebê??? Esses dias minha sobrinha de 7 meses esteve passeando aqui em casa, além de ser linda, simpática e cheirosa a cretina tem uma pele espetacular e fiquei imaginando o quanto nós mesmo mal tratamos nosso órgão tão querido e depois reclamamos que está horrível, né????? rsrsrss

Voltar a ter pele de bebê talvez não seja tão fácil mas podemos chegar bem perto!

A cada dia que passa vemos e descobrimos novas receitas e truques para não deixarmos as marcas dos anos na nossa pele, ou seja, podemos dar uma forcinha né! Mas o mais importante mesmo é cuidarmos da saúde, e não somente da aparência externa.

Muito cuidado com o que você passa em sua pele, pois tudo o que passamos nela em pouco tempo está direto em nossa circulação sanguínea.... outro dia, em conversa com algumas amigas eu soube que um certo produto para tratamento facial tinha sido tirado do mercado porque é cancerígeno.... e o pior foi tirado do mercado fora do Brasil, mas aqui continua vendendo... é mole!!! e detalhe não é nada baratinho(R$600,00), e o mais absurdo: Uma dermatologista havia recomendado para uma outra colega... veja se isso tem cabimento???

Mas para manter nossa querida pele sempre cuidada, temos, antes de tudo, que limpar, tonificar e hidratar. Para ajudar nessas tarefas, voce deve escolher cuidadosamente o tipo de produto que aplicará sobre a sua pele.

Podemos utilizar produtos formulados para combater em cheio os efeitos nocivos causadores do envelhecimento acelerado. Mas precisamos checar se o produto está de acordo com seu tipo de pele e sendo aplicado no local correto de seu corpo. Afinal o tecido da pele varia de espessura de acordo com a parte do corpo, sendo mais fina, por exemplo, nas pálpebras, uma das áreas mais delicadas do nosso corpo e que necessita de cuidados especiais. ( essa semana falarei mais sobre esse topico)

Reconhecendo os tipos de pele:

Pele Normal:

  • Características: Qualidade de pele de criança, hidratação e oleosidade em níveis considerados ideais.

  • Tendência: Tornar-se seca com o envelhecimento.

Pele Oleosa:

  • Características: Produz oleosidade excessiva, o que retarda o surgimento das linhas de expressão, mas tornam-nas mais profundas quando aparecem. A zona T é ainda mais oleosa, pois concentra o maior número de glândulas sebáceas.

  • Tendência: Formação de cravos e espinhas em áreas espaçadas devido a obstrução dos poros e possui tendência a acne.

Pele Seca:

  • Características: É pouco lubrificada e hidratada devido a menos atividade das glândulas sebáceas. O desequilíbrio entre os componentes Hidrolípídicos(que retem a umidade natural da pele), também contribui para seu baixo nível de hidratação.

  • Tendência: Propensa a vermelhidão e descamação, maior tendência a flacidez e formação de rugas e também tendente a irritação e alergias devido a sua maior sensibilidade.

Pele Mista:

  • Características: Diferença marcante entre a região T e as demais regiões.
  • Tendência: Formação de cravos.


Pele Sensível:

  • Características: Pode se tornar sensível a certas substâncias ou sob certas circusntâncias pode reagir às alterações do ambiente (sol, vento e frio), produtos cosméticos e a temperatura da água.


Pele Negra:

  • Características: Possui mais melanina que os outros tipos de pele.


  • Tendência: A oleosidade, acne, ressecamento, manchas, poros dilatados e marcas de acne.
Pele Acneica:

  • Características: Acne é o conjunto de alterações na pele (espinha, cistos, caroços e cicatrizes). O excesso de oleosidade da pele é o maior responsável pelo aparecimento da acne.

  • Tendência: Em adolescentes (nem toda oleosidade é acneica)

Este post foi feito por mim para um antigo blog que eu tinha antes deste. Foi em 2008.Espero que tenham gostado! Um bjo

10 recadinhos:

Sté disse...

adorei luci
min ha pele eh mega oleosa....e tenho picos hormonais, as vzs explode um monte de espinha....dificil..tenho q cuidar mtttt
bjao

Oficina Chic disse...

Confesso que com esse frio que está fazendo a minha está bem ressecada :/
Muito bom o post, gostei.
Beijos, Gabi

NEM TANTO FUTEIS disse...

estou na fase acne da mulher madura kkkkkkkkkkkk (segundo minha dermatologista)kkk
Bjos Camis NTF

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Oi flor!
Se tem uma coisa em que estou muito empenhada é cuidar da minha pele, faço tratamento para manchas no rosto que por sinal me incomoda demais! eu tenho varios cremes, acidos e até tomo antioxidante tudo é claro passado pela minha dermato e ainda uso bloqueador solar fator 100 quem sabe um dia eu não fico bonita né.


Bjus....s

Kate disse...

Lu, passa no blog da carol do glamour e devaneios e veja o post que ela fez sobre base pra pele, bem util tbm

bjs

Kate disse...

Lu, passa no blog da carol do glamour e devaneios e veja o post que ela fez sobre base pra pele, bem util tbm

bjs

Kate disse...

Lu, passa no blog da carol do glamour e devaneios e veja o post que ela fez sobre base pra pele, bem util tbm

bjs

Xênia disse...

Ou Lu!Tudo bom ,amiga!?Confesso que de um ano p/ cá comecei a me preoucupar bastante com minha pele, e até acertar os produtos, demorou um pouco, pois minha pele é oleosa na zona T seca em outras regiões. Só não podemos esquecer de beber bastante água, o que é primorsial p/ saúde de nossas cútis.
Bjão e saudades!

^
Luci Marçal © 2013 | Layout por Kakau com Limão | Ilustrações Desi Feldmann