terça-feira, agosto 03, 2010

#valetudo pra estar na moda?

Uma série de "bate-papo" inicia-se hoje no blog. A princípio eu iria fazer um post só, mas o assunto rendeu tanto que não dá pra perder o que essas meninas maravilhosas tanto têm a nos dizer.
Pelo Twitter eu perguntei #valetudo pra estar na moda?
Será que é válido fazer qualquer sacrifício? Seja financeiro quando compramos algo muito caro ou o contrário comprar uma peça mega-ultra-super barata mas de qualidade duvidosa só por que é similar a "it peça" do momento?
Qual é a sua moda? O que não sai do seu armário independente da estação ou da onda do momento?
Você mantém sua personalidade em frente às vitrines?

Com a quantidade de informação que recebemos diariamente pelos canais formais e informais podemos notar nas ruas o resultado de tanta influência na vida das pessoas. Seria bom a gente parar um pouco pra refletir o porquê das pessoas estarem tão “in” ou “out” na moda, até que ponto vale à pena investir, mudar de opinião, conceito, estilo e personalidade em busca de agradar/atrair as pessoas que nos cerca. Acho que os blogs são hoje em dia uma ferramenta, quando bem utilizada, de grande valia nesse exercício diário que temos de nos vestir bem, e por que não, melhorar a nossa autoestima? Outro aspecto que podemos notar é o caso de quando visualizamos por uma ótica diferente aquela peça que você tem no armário e que estava esquecida e se lembrou que a tinha porque ela voltou a ser a peça do momento, ou despertou seu interesse por outra que se não fosse por um post da amiga passaria despercebido por você facilmente naquela loja e etc.
Mas quando isso se torna um exagero? Até que ponto isso interfere na sua vida a ponto de pagar qualquer preço (seja muito caro ou muito barato) pra “estar na moda” sem antes pensar em QUEM É VOCÊ, e se isso realmente é A SUA CARA? Ou ainda: SEU BOLSO TE PERMITE? Será que estão programando sua mente pra que você perca sua identidade?
Essa semana quem vem bater um papo com a gente são essas três meninas lindas, cada uma com seu estilo!




Por Ana Carolina:

Luci,
Minha resposta não poderia ser outra a não ser: NÃO, NÃO VALE TUDO PARA ESTAR NA MODA.
Vale muito mais a pessoa ter estilo e usar, vez ou outra, algum elemento característico da moda atual. Mas veja bem, usar um elemento que tenha a ver com a pessoa, com o estilo, com o modo de vida e não sair por aí usando a moda porque é moda. Não é 'simples assim'!
Tiro a mim mesmo como exemplo. Quantas vezes errei por comprar algo que estava na moda e acabei doando sem nunca ter usado. Hoje não faço mais isso, embora dê vontade de usar algo da moda, mas logo, logo mudo de idéia, ainda mais quando experimento e vejo que realmente não caiu legal em mim.
Acredito que pela rapidez que a moda caminha as pessoas acabam atropelando seus gostos pessoais com um único objetivo: estar igual a todo mundo, fazer parte do todo, aceitabilidade da sociedade.
E moda é muito mais do que integrar um grupo. Moda é ter estilo próprio!
Então, ‘Moda é pra quem tem Estilo’


Por Fernanda Alves:
Nossa, amigan, que questã. Tava outro dia discutindo com o namorado sobre um assunto muito similar. Ele tem a teoria de que, ao ter/acessar blogs de moda, eu fico com muito mais vontade de comprar coisas. Resmunguei, esperneei, falei que nãããão, mas depois de um tempo parei pra pensar que, putz! É mesmo!É que com os blogs de moda a gente tem um acesso maior e mais rápido a peças que só vão chegar às ruas 6 meses, um ano depois. Lembro, por exemplo, da saia de cintura alta: eu via nos blogs, queria usar, mas não encontrava em loja nenhuma! Improvisava com as minhas, botava cintinho, e todo mundo ficava olhando pra minha cara, hahahaEntão. Hoje, depois de um ano e meio de blog, loucuras por pecinhas, dívidas no cartão e greve do VISA (fiquei 30 dias sem gastar), tento ser mais comedida. Um truque que uma leitora me passou foi "será que ainda vou estar querendo isso no mês que vem?". Se depois de 30 dias eu quiser, vou lá e compro. Se não, adiós.Assim, o que eu desejo hoje é: - Saia de renda;- Sandália pesadona.Espero 30 dias, vou lá e compro uma booooua. Não uma vagabunda. Até pq acho que peças vagabounds, daquelas que não duram nada, são uma agressão ao nosso bolso e também ao meio ambiente. Isso vale pra moda também. Po, vou comprar uma sandália que vai descolar, descosturar, que vou ter que jogar no lixo pra quê? Vai parar num aterro, no meio da rua...Então é isso: se vou comprar, compro do bom, na qualidade mesmo, independente da grife. E sobre ondas da moda, eu avalio se vai durar pelo menos até a mesma estação no ano que vem. Exemplo: perfecto. Comprei no inverno passado e acho que vou usar até rasgar :)


Por Nati Lopes:
Para mim ter estilo é conseguir passar sua personalidade através das roupas que vc usa; é vc conseguir pegar oq está na moda, e que vc goste principalmente, e usa-la do seu modo.Não acho válido pagar absurdo numa peça só pq as Its estão usando... as vezes não faz nem o seu gosto e vc quer pq tal pessoa está usando. Não é válido perder a personalidade para estar na moda.Para mim, as peças que eu visto Sào a primeira impressão que passo para as pessoas. Então eu compro as peças que gosto, não por ser de tal marca ou por ser a marca do momento. Claro que uma bolsa Balenciaga no meu ombro seria um sonho, mas não me encheria de divida para tal objeto e nem compraria uma réplica da bolsa para passar algo que não sou. Compraria uma parecida, mas não réplica.Acho que temos que dar valor ao nosso dinheiro, não comprar peças caras pq estão na moda. Vale esperar mais um pouquinho e pegar uma liquidação com o valor lá embaixo.Peça que sempre fará parte do meu armário é o jeans skinny, eu gosto e sempre vou usar, msm que a calça pantalona seja a última moda. Como eu disse, nao acho valida usar algo que nao gostamos soh para estar na moda.

Bom meninas, o assunto está em pauta e continua na próxima semana tem muita gente boa pra vir aqui trazer sua opinião, aguardem! Até lá vamos refletir a respeito.

Personal photos - Nati Lopes

Falando nisso... A Sil, fez um post muito bacana hoje!

Bjim da Lú pra todas!

10 recadinhos:

Barbara disse...

Vale pena estar na moda com a condição de você estar bem consigo mesma e vestir o que gosta. Não vale de nada colocar "aquele" look da ultima temporada e você não se sentir bem e sim para que outros vejam.
Muio boa a questão.
Bjosss

lea disse...

Adorei os recadinhos das blogueiras, rs

Sil disse...

Brigada pelo apoio Luci!!!
Definitivamente nao vale tdo para estar na moda, a moda é só um acessorio...a blz e o estilo estão em cada um!!!
bjo bjo bjo

Muri Leite disse...

Adorei seu cantinho,
quando der passe no meu ,
Beijinhos ;*

Ana Carolina disse...

Luci querida que honra fazer parte de um post seu....qualquer pergunta/questão/ discussão e afins, pode mandar ;)
bjks e já tô louca p/ o próximo post bate-papo

Talitha Manu disse...

Estou fazendo um mural de perfumes que as bloqueiras usam. Quer participar? Pegue todos os teus perfumes, faça uma foto legal e manda para o talithamanu_calixto@hotmai.com e coloco no blog num post específico.
Aguardo você, viu?

Xeroooo
Talitha Manu do http://talithamanu.blogspot.com/

NatiLopes disse...

luciiii eu demoro mas venho! hahaha
ADOREI participar de uma questa tao importante assim! Pq nao acho legal as pessoas perderem suas personalidades soh para estarem na moda, isso definitivamente não é legal!!!

beijocassssssssss

Betty Gaeta disse...

Adorei a sua colocação. Acho que não tem nada mais out do que se endividar por causa de moda.
Bjkas e um bom dia para vc.

Rejane disse...

Luci adorei o post viu..vai render muito ainda.

Beijos

Thalita Godoy disse...

Luci, teu blog tá ainda mais lindo do que já era!!!! Adoro, agora não largo mais rsrsrsrs!!! Bjs

^
Luci Marçal © 2013 | Layout por Kakau com Limão | Ilustrações Desi Feldmann